sábado, 24 de outubro de 2009

Entrevista a Maria Robertson


Desta vez, em vez das 5 perguntas, a Maria respondeu de uma forma diferente, mas muito sentida, como podem ver de seguida.

A minha idéia de escrever um blog:
foi partilhar mensagens que pudessem contribuir para informar todas as pessoas, que o amor é a maior força que existe á face da terra! E que devemos escolher o AMOR A PAZ COMO O ALVO PRINCIPAL NA VIDA! POR ISSO EU DECIDI VIVER NO AMOR! E "PAZ"!
Leio livros que me inspirem sobre O AMOR E PAZ! O Livro que mais me marcou neste assunto foi: OS CANTARES DE SALOMÃO! Escrito pelo REI SALOMÃO O REI MAIS SÁBIO DO MUNDO. Esse livro revela de forma poética: A atracção do homem e da mulher, o periodo do namoro, noivado e casamento. Depois como conservar esse AMOR PARA SEMPRE. Mostra tudo o que deve saber na relação entre o homem e a mulher. "Não dois homens não duas mulheres".
Nesse livro só trata do Amor homem e mulher.Da lei da multiplicação da humanidade! Desde que comecei os meus blogs foram ambos visitados por jovens, rapazes e raparigas , adultos. Amigos, familiares e conhecidos, e desconhecidos e os AMIGOS VIRTUAIS.

O MEU OUTRO BLOG, O BLOG ALVO É SOBRE FAZER CONHECER A LEI DA ATRACÇÃO. Motivar, encorajar, incentivar, as pessoas a criarem os seus alvos, criar objectivos. Pensarem em realizar os seus sonhos. Não importa se são sonhos grandes se são sonhos pequenos, o que importa é que são sonhos. Que devem acarinhar, respeitar os seus sonhos e os dos outros! Que todos todos tem direito a sonhar! E que devem fazer tudo para poderem realizar os seus sonhos, desde que não prejudiquem ALGUÉM! TEMOS TODOS O PODER CRIATIVO DENTRO DE NÓS, ISTO NÃO É PROPRIEDADE DE ALGUNS, MAS SIM DE TODOS. QUE TUDO DEVEMOS FAZER PARA TORNAR ESTE MUNDO EM QUE VIVEMOS O MELHOR! PARA TODOS!

http://blogamor.blogs.sapo.pt

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Entrevista à autora do blog 'Estante de Livros'


Devido ao gosto pela leitura, este blog tem como tema a literatura. Aqui está a entrevista à autora do blog http://estante-de-livros.blogspot.com

1. Como surgiu a ideia de dedicar o seu tempo a escrever num blog?

A leitura sempre fez parte de mim, mas quando comecei a trabalhar e, consequentemente, tive mais disponibilidade financeira para comprar livros, comecei a procurar opiniões que me ajudassem a decidir sobre a compra de determinados livros. Como não encontrei muita coisa, surgiu a ideia de criar o "Estante de Livros" de modo a preencher um pouco essa lacuna e a poder partilhar com outros leitores interessados as opiniões sobre os livros que ia lendo. Para além disso, servir-me-ia também como uma espécie de diário de leituras. Mais tarde, convidei duas pessoas a escreverem também as suas opiniões no blog, por forma a aumentar a variedade de opiniões publicadas.

2. Porquê o tema escolhido?

Desde pequena que gosto de ler. Sempre preferi receber livros como prenda do que outra coisa qualquer. Para mim, não há nada que se compare ao prazer de ler um bom livro. Portanto, a ter um blog temático não podia ter escolhido outro tema que não a literatura. Quando se escolhe um determinado tema para um blog, convém que exista uma grande amor por aquilo de que se pretende falar. E isso não me falta.

3. Qual o livro que mais a marcou? Porquê?

"O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien. É provavelmente o livro que mais me marcou até hoje, porque cumpriu na perfeição a função que, para mim, toda a literatura de ficção deveria ter: mergulhar completamente o leitor na sua história, fazê-lo sonhar, aprender e desejar que não tivesse acabado assim que chega o final. Li-o numa altura crucial do meu desenvolvimento como leitora e por isso é o grande culpado do meu gosto não só pelo género fantástico, mas pela literatura em geral.

4. Um autor de eleição.

Tolkien é o meu escritor preferido, pelo que disse na questão anterior. Mas para não repetir, vou escolher outro autor que acho genial: George Orwell. Este escritor inglês publicou livros tão famosos como "1984" ou "A Quinta dos Animais" (também conhecido como "O Triunfo dos Porcos"). "1984" é "a" distopia de eleição, um livro que introduziu o conceito de Big Brother e que é absolutamente genial e assustador (para quem não conhece o conceito, "distopia" é a antítese da sociedade ideal, e os livros dentro deste género têm normalmente o objectivo de chamar a atenção para um qualquer aspecto da sociedade, através da sátira e da criação de situações limite).

5. Qual o feedback das pessoas ao seu blog?

Como disse acima, este blog começou por ser um projecto pessoal, com poucas ambições para além da partilha de opiniões. A verdade é que os recursos são cada vez mais escassos e os lançamentos multiplicam-se, pelo que as pessoas que gostam de ler se vêm cada vez mais obrigadas a seleccionar em que livros irão gastar o seu dinheiro. E muitas vezes, os livros que os críticos profissionais lêem e comentam não se aproximam dos gostos da maioria das pessoas, pelo que é normal que se virem um pouco para a blogosfera. Portanto, o "Estante de Livros" começou a ser muito visitado, o que traz coisas boas e coisas más, mas as boas têm definitivamente sido muito mais e acaba por ser muito gratificante que não só as pessoas gostem de ler as opiniões que escrevemos como estas as ajudem a tomar decisões de compra. Fico sempre muito contente quando me dizem que compraram determinado livro por influência da minha opinião e que gostaram. Para além do feedback dos leitores, temos também merecido a atenção de várias editoras, com as quais actualmente colaboramos.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Entrevista a João Sobral


É o autor do blog http://acisumblog.blogspot.com que se dedica à música, principalmente à música portuguesa. Eis então aqui as questões que lhes foram colocadas.

1. De onde veio a ideia de criar um blog dedicado à música?

Tinha catorze anos e descobri o mundo dos blogs. Por essa altura, a música começava também a ser uma paixão. Tive vários blogs, mas de facto só este é que resistiu. E já lá vão quatro anos e muitas alterações, provocadas também pelo meu próprio crescimento e por uma mudança nos meus objectivos e nas minhas pretensões. Nos últimos tempos, a actividade do acisumblog não tem sido tão frequente quanto eu desejaria, mas estou actualmente a tentar inverter a situação. Penso que estou a precisar novamente de algumas mudanças.


2. Como fala no seu blog de música portuguesa, o que acha dos nossos artistas em geral?

É por achar que há imenso talento e diversidade musicais no nosso país que dedico o meu blog à música portuguesa. Não limito o meu conhecimento a isso e é claro que procuro e ouço artistas estrangeiros. Contudo, apesar de tentar sempre não ser influenciado pela nacionalidade dos músicos, mas sim pela própria música, dou por mim a entusiasmar-me mais facilmente com um projecto nacional, porque está inserido numa realidade muito mais próxima. É diferente ser-se fã de alguém que está no mesmo país que nós (e o facto de país ser pequeno até ajuda) e que até vai actuar na nossa cidade de vez em quando. Há uma possibilidade de interacção que não existe com os artistas de outros países.

3. Na sua opinião, quais são as 3 melhores vozes de todos os tempos?

É muito complicado responder a essa pergunta. Principalmente porque não sou um ouvinte que dê um valor especial à voz, tecnicamente. No entanto, considerando a "voz" como o meio para a palavra e a forma de se manifestar opiniões, e porque me dedico no meu blog à música portuguesa, destacaria Zeca Afonso, Sérgio Godinho e José Mário Branco.

4. O que acha dos artistas portugueses que cantam noutra língua?

Por cantarem noutra língua, não acho nada de especial. Julgo que cada um se deve expressar da maneira que quiser. E não deve ser essa "maneira" escolhida a determinar a qualidade de um projecto.

5. Qual o concerto que até hoje o marcou mais? Porquê?

Na altura em que iniciei o blog, com catorze anos, tive um grande fascínio pelos Toranja, que foram a primeira banda de que gostei realmente e que me levou depois a querer procurar mais música. Movido pelo entusiasmo próprio da idade, penso que os concertos deles foram os que mais me marcaram, em particular um no Teatro Sá da Bandeira, com a primeira parte dos Loh Hermanos, banda brasileira que aprecio muito hoje em dia. No entanto, devo dizer que esse estatuto parece estar prestes a ser substituído pelo espectáculo Três Cantos que vou ver no Coliseu do Porto. José Mário Branco, Fausto e Sérgio Godinho juntos devem-me marcar ainda mais.