É o autor do blog http://acisumblog.blogspot.com que se dedica à música, principalmente à música portuguesa. Eis então aqui as questões que lhes foram colocadas.
1. De onde veio a ideia de criar um blog dedicado à música?
Tinha catorze anos e descobri o mundo dos blogs. Por essa altura, a música começava também a ser uma paixão. Tive vários blogs, mas de facto só este é que resistiu. E já lá vão quatro anos e muitas alterações, provocadas também pelo meu próprio crescimento e por uma mudança nos meus objectivos e nas minhas pretensões. Nos últimos tempos, a actividade do acisumblog não tem sido tão frequente quanto eu desejaria, mas estou actualmente a tentar inverter a situação. Penso que estou a precisar novamente de algumas mudanças.
2. Como fala no seu blog de música portuguesa, o que acha dos nossos artistas em geral?
É por achar que há imenso talento e diversidade musicais no nosso país que dedico o meu blog à música portuguesa. Não limito o meu conhecimento a isso e é claro que procuro e ouço artistas estrangeiros. Contudo, apesar de tentar sempre não ser influenciado pela nacionalidade dos músicos, mas sim pela própria música, dou por mim a entusiasmar-me mais facilmente com um projecto nacional, porque está inserido numa realidade muito mais próxima. É diferente ser-se fã de alguém que está no mesmo país que nós (e o facto de país ser pequeno até ajuda) e que até vai actuar na nossa cidade de vez em quando. Há uma possibilidade de interacção que não existe com os artistas de outros países.
3. Na sua opinião, quais são as 3 melhores vozes de todos os tempos?
É muito complicado responder a essa pergunta. Principalmente porque não sou um ouvinte que dê um valor especial à voz, tecnicamente. No entanto, considerando a "voz" como o meio para a palavra e a forma de se manifestar opiniões, e porque me dedico no meu blog à música portuguesa, destacaria Zeca Afonso, Sérgio Godinho e José Mário Branco.
4. O que acha dos artistas portugueses que cantam noutra língua?
Por cantarem noutra língua, não acho nada de especial. Julgo que cada um se deve expressar da maneira que quiser. E não deve ser essa "maneira" escolhida a determinar a qualidade de um projecto.
5. Qual o concerto que até hoje o marcou mais? Porquê?
Na altura em que iniciei o blog, com catorze anos, tive um grande fascínio pelos Toranja, que foram a primeira banda de que gostei realmente e que me levou depois a querer procurar mais música. Movido pelo entusiasmo próprio da idade, penso que os concertos deles foram os que mais me marcaram, em particular um no Teatro Sá da Bandeira, com a primeira parte dos Loh Hermanos, banda brasileira que aprecio muito hoje em dia. No entanto, devo dizer que esse estatuto parece estar prestes a ser substituído pelo espectáculo Três Cantos que vou ver no Coliseu do Porto. José Mário Branco, Fausto e Sérgio Godinho juntos devem-me marcar ainda mais.


Sem comentários:
Enviar um comentário